CSR LEADERS 2017

CSR LEADERS 2017

Como seria um mundo em que as cabeças de grandes organizações são orientadas pelo mindset da empatia para um futuro sustentável? Em que as altas cúpulas estão cientes da responsabilidade que o setor produtivo tem para com o restante da sociedade? Foi isso que instigou a nossa participação neste evento, com uma produção customizada de cadernetas e sacolas para inspirar ainda mais essas lideranças.

Em 26 de setembro, o Impact Hub recebeu a primeira edição do CSR Leaders e a Revoada esteve presente como uma das organizações parceiras! Oferecido pelo Grupo +Unidos e realizado pelo Visionários em conjunto com o Impact Hub. Entre os participantes, grandes empresas estavam presentes, como a Ambev, Danone, Fedex, Cummins, 3M, PayPal, Johnson & Johnson entre outras e foram compartilhados cases de fracasso e de sucesso, que geraram uma rica conversa com insights valiosos para o planejamento de futuros projetos de responsabilidade social corporativa.

 

Evento CSR Leaders

 

Esse evento nasceu com a missão de desmitificar o modelo antigo de responsabilidade social e de trazer uma nova visão de sustentabilidade para lideranças de grandes empresas, mostrando de que forma seus investimentos sociais podem se tornar mais sustentáveis, perenes e com um impacto mais sólido. A área de Corporate Social Responsability (CSR), traduzida como área de responsabilidade social corporativa, não é mais um pequeno braço das empresas, mas sim uma das principais áreas estratégicas para o crescimento das organizações. De acordo com o Global Corporate Sustainability Report, 77% dos Millennials hoje, que dominarão o poder de compra nos próximos 30 anos, irão consumir de organizações que tenham impacto social como um dos pilares de seus DNAs.  

O evento ainda contou com uma “entrada da empatia”, em que os participantes passaram por experiências que simularam a deficiência visual e auditiva através de dois aplicativos que auxiliam pessoas deficientes de verdade. Assim que chegavam ao Impact Hub, cada participante era vendado e, com o auxílio do BeMyEyes, eram encaminhados até a mesa de cadastramento. Esse aplicativo permite que qualquer pessoa possa “emprestar” sua visão por alguns segundos. Funciona como um sistema de câmera direta que conecta deficientes visuais com voluntários e permite que por meio da fala e da imagem, qualquer problema que o deficiente esteja encarando naquele momento possa ser resolvido, como por exemplo a data de validade de uma caixa de leite no supermercado.

 

Participante vendado

 

Além disso, ao chegarem ao cadastramento, os participantes eram recebidos por recepcionistas surdas. Com o auxílio do aplicativo HandTalk, que oferece tradução digital para acessibilidade em libras, eles conseguiam expressar seus nomes em libras para que recebessem seus crachás. Esse negócio social tem a missão de quebrar as barreiras que os surdos têm para compreender a língua portuguesa. Essas barreiras os impedem de assistir vídeos, ler notícias e fazer compras online já que só 2% dos sites brasileiros estão acessíveis. A internet está offline para quase 8 milhões de brasileiros, que dependem da tradução em Libras para acessá-la.

 

Recepção Evento CSR Leaders

 

Além dessa entrada que já causou um grande impacto em quem chegava ao evento, as demais organizações parceiras que ajudaram a dar forma ao evento, geravam impacto positivo de alguma forma, mostrando que é possível entregar muito valor nas diversas áreas que envolvem a criação de um projeto ou evento voltado à responsabilidade social. O coffee-break servido ficou por conta do Vegearte, negócio social que trabalha com o conceito de alimentação vegetariana e que faz parte do Instituto Favela da Paz, um guarda-chuva de iniciativas sociais que vão desde Arte e Cultura a Energias Renováveis. A iluminação externa ficou por conta da ONG Litro de Luz, que tem por missão levar luz até comunidades locais que não possuem acesso a energia elétrica ou que vivem sem luz em suas casas. Utilizam uma tecnologia simples, econômica e ecologicamente sustentável, composta por garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas de LED.

Nós, da Revoada, fomos incumbidos pela elaboração do kit entregue aos participantes, que contou com uma sacola feita a partir de náilon de guarda-chuva e uma caderneta de câmara de pneu, ambos antigos resíduos descartados que tiveram nova vida ao serem reinventados em novos produtos. Foi muito gratificante ver as pessoas receberem e se empolgarem com a nossa contribuição. Afinal, fazer parte de um evento que incentiva o repensar a sustentabilidade no nível organizacional se encaixa com a nossa própria missão. Na medida em que mais coletividades – sejam grandes empresas, setores da sociedade civil organizada ou governos – se colocarem no papel de responsáveis por capitanear as mudanças que queremos ver no mundo, mais força terá o vento da mudança que nos levará para um novo paradigma de coexistência e consumo. Para o evento do CSR, foram reinventados 60 náilons de guarda-chuva e 20 câmaras de pneu.

 

Produtos Revoada reinventados

 

Dinâmica Evento CRS Leaders

 

Produto CSR Leaders

 

Veja mais fotos do evento aqui.

Deixe um comentário