BRASIL ECO FASHION WEEK (BEFW)
Empreender com moda sustentável, priorizando o impacto positivo em um mundo dominado por grandes marcas e consumismo desenfreado, às vezes pode ser desalentador. Por isso enxergamos tanto valor em participar de eventos que reúnem comunidades orientadas por valores em comum, que desafiam os paradigmas de produção e consumo em prol de um mundo melhor.
Entre os dias 21 a 24 de novembro de 2017, aconteceu a primeira semana de moda sustentável do Brasil, a Brasil Eco Fashion Week, na Unibes Cultural em São Paulo/SP. O evento trouxe um respiro de esperança para a moda brasileira e contou com mais de dois mil visitantes de diversos estados. Um sucesso que alegra todos que trabalham por uma moda mais sustentável. Havia muito conteúdo para inspirar e informar distribuídos em mais de 20 atividades como palestras, workshops e talks com a presença de mais de 40 profissionais já adeptos da moda sustentável.
Além dessas atividades, rolaram desfiles de 13 marcas comprovando a genuinidade e potencial deste mercado em ascensão e contou com dois espaços específicos, um de showroom em que 40 marcas, que prezam pela sustentabilidade em seu DNA, puderam realizar suas vendas e aumentar sua rede de parceiros, e outro intitulado Espaço Lab.
O Moda Limpa, iniciativa que mapeia e conecta fornecedores da moda “do bem”, em parceria com a disciplina FIS – Formação Integrada para a Sustentabilidade, coordenada pelo GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV), foram os responsáveis pela criação do Espaço Lab. Um espaço de tecnologia e inovação para moda e sustentabilidade, cuja missão foi ser um hub conector de pessoas, ideias, iniciativas e tendências que fazem a moda se reinventar e ser mais sustentável. Reuniu fornecedores, protótipos e inovações da indústria da moda, ressaltando a importância da tecnologia e gestão de processos ligados à sustentabilidade no Brasil e buscou sensibilizar o público presente para os efeitos e impactos danosos da moda tal como se apresenta atualmente. Partindo de três pilares (rede, pessoas e realidade possível) e do conceito de ciclo de vida, o Espaço Lab resultou em um ambiente onde cada pessoa pode se identificar com as demais e estabelecer novo vínculos de confiança e reforço mútuo e, na prática, consistiu na criação de um espaço que reunia e representava cada elo da produção de roupas, desde a extração de materiais, passando pelo consumo até o descarte ou suas alternativas.
Foram convidadas para compor este espaço mais de 20 marcas e iniciativas e cada uma foi responsável por compartilhar seu propósito de forma a envolver o público com questões mais profundas a respeito da nossa cadeia produtiva, linear e geradora de muito impacto negativo.
Algumas abordaram o uso de novas matérias-primas que causam menos impactos, como materiais orgânicos e com tingimentos naturais, outras que jogaram luz sobre as novas configurações de relações sociais e de trabalho, visando a cooperação e o ganha-ganha e um espaço dedicado ao fim da vida dos produtos.
A mensagem ficou clara: não existe “jogar fora”.
Cada marca e iniciativa convidada para este espaço foi responsável por compartilhar com o público qual seu diferencial na cadeia produtiva convencional e, além disso, foram realizadas oficinas, talks e rodas de conversa que abordaram temas como upcycling, economia circular, novas formas de se fazer negócios (capitalismo consciente), entre outros alinhados com a premissa do evento, para gerar momentos propositais de discussões conscientes e muita troca entre os participantes.
A Revoada foi uma das convidadas para fazer parte do Espaço Lab! Dentre todas as inovações que nossa cadeia produtiva circular apresenta, destacamos para o evento nossa venda de produtos para o cliente final através dos lotes especiais de venda. Dessa forma, conseguimos ser mais sustentáveis, não trabalhando com estoque, fazendo tudo circular na medida certa, sem excessos e sem resíduos. Além de estimular o consumo consciente, uma vez que a compra de um produto não é imediata, pois ele ainda precisa ser produzido e essa produção leva em média 30 a 40 dias. Essa falta de imediatismo leva as pessoas a se questionarem a real necessidade daquele item e isso, para nós da Revoada, é primordial para entender a moda como uma ambiente sustentável.
Foi um imenso prazer fazer parte da primeira semana de moda sustentável do Brasil compartilhando um pouco de como enxergamos a moda daqui para frente, além de poder conhecer tantas outras iniciativas que também estão fazendo a sua parte para essa grande e necessária transformação!
Vida longa e muito sucesso a essa iniciativa. Que seja cada vez maior e mais forte!
Quer mais informações sobre a Brasil Eco Fashion Week? Acesse: www.befw.com.br.